[
Em 2013, a BMW compartilhou conosco um plano maluco para o futuro: carros que circulam sem motorista. Pegamos carona em um BMW Série 5 especialmente preparado com um motorista que deliberadamente mantém as mãos no ar. Aí vem o carro autônomo!
A ideia do carro autônomo obviamente não é nova em 2013. Quando os primeiros carros com controle de cruzeiro adaptativo chegaram ao mercado, dez anos antes, algumas pessoas já sonhavam com carros que navegassem automaticamente. O motorista tomaria o café da manhã ao volante em paz, depois faria a barba e chegaria descansado ao escritório. Mas, tecnologicamente falando, é um passo gigantesco passar de um carro que ajusta automaticamente a sua velocidade à do veículo da frente, para um carro que “vê” toda a estrada e muda de faixa de forma independente.
Baú cheio de computadores
O Série 5 modificado em que a BMW nos transporta de forma autônoma na autoestrada em 2013 tem um porta-malas cheio de computadores. Engraçado, com as novas tecnologias automotivas é sempre o porta-malas que fica danificado. O mesmo aconteceu com os primeiros carros com ar condicionado, onde a tecnologia de refrigeração também ocupava todo o porta-malas.
Todos esses computadores são necessários para processar as informações dos inúmeros sensores. Uma tela no painel mostra como o carro ‘vê’ a estrada: há quatro faixas e a faixa em que dirigimos é azul. Os outros carros e caminhões se movem pela tela como blocos azuis escuros. Quando passamos por uma pista de fusão, a série 5 acelera para abrir espaço para um bloco de fusão.
Dias úteis
Alfa Romeo baixa taxas de juro! Agora financie negócios com juros de 1,9% e conduza um Tonale por 325€ por mês.
• A promoção vai até 23 de setembro
Tesla funciona da mesma forma
Na época ficamos maravilhados (tem mesmo um caminhão passando ali, a tela está certa), mas hoje em dia é muito normal você ver o que o carro observa. Os Teslas, em particular, são conhecidos por sua tela que mostra como seu carro se move no trânsito. Os blocos azuis escuros foram trocados por fotos de carros e caminhões, mas o conceito é o mesmo. No entanto, os computadores são agora tão potentes e compactos que não lhe custam espaço na bagagem.
Nossa retrospectiva também mostra quão pouco realmente mudou em dez anos. Em 2013, a lei ainda não permite carros totalmente autônomos. E esse ainda é o caso. A tecnologia existe, mas a legislação não. A BMW previu então que levaria muito tempo, cerca de quinze anos até. Nesse aspecto, tudo continua de acordo com o plano da BMW. Mas falaremos com você novamente em 2028.
reescreva conteúdo para br com seo e separe o conteúdo com subtítulos HTML tags