As noites estão ficando mais frias e as janelas congeladas estão à espreita novamente. Para muitas pessoas, este é um motivo para aquecer o motor do carro antes de partir. Ao fazer isso, eles assumem uma série de riscos.
Se você aquecer o motor do seu carro na frente da porta, o aquecimento também liga. Isto aquece o interior e desembaça ou até descongela os vidros. Parece tentador, mas na verdade não é inteligente. Nem pela tecnologia, nem pelo meio ambiente e nem pela carteira. Você pode até receber multas pesadas por isso!
Receba mais dicas de inverno, cadastre-se em nossa newsletter gratuita!
Dica
Bem segurado na estrada
Escolha a cobertura adequada ao seu carro (elétrico) com o Seguro Automóvel Interpolis. Franquia padrão de 0€ e livre escolha de reparações.
Aquecer o motor faz mal ao meio ambiente
Quando um motor a gasolina ou diesel ainda não atingiu a temperatura de funcionamento, a combustão está longe de ser ideal. O sistema de limpeza dos gases de escape também não funciona com potência total em baixas temperaturas. Isto garante que a emissão de substâncias nocivas durante a marcha lenta do motor seja desproporcionalmente elevada.
Se você partir imediatamente com o carro, o motor atingirá a temperatura mais rapidamente e a fase de funcionamento a frio, prejudicial ao meio ambiente, será muito mais curta.
Danos à tecnologia
Além do meio ambiente e dos vizinhos, a tecnologia também prefere que você não deixe o motor do seu carro esquentar. Em parte, isso tem a ver com a temperatura do óleo. Mesmo que o motor do seu carro fique parado por vários minutos em uma manhã fria, o óleo do motor mal aquece. E o óleo espesso e frio tem um efeito lubrificante menos bom do que o óleo quente.
Além disso, uma bomba de óleo frio não funciona de maneira ideal em velocidades baixas (marcha lenta). Tudo isso junto resulta em maior desgaste da parte rotativa do motor. No longo prazo, isso pode resultar em custos elevados.
Multas por aquecer carro
Além dos possíveis custos de reparo, um motor parado por (muito) tempo pode prejudicar sua carteira de outra forma. Na Bélgica, por exemplo. Na Flandres trata-se de uma infração de trânsito de primeiro grau, à qual se aplica uma multa de 58 euros. Na Valónia, parte francófona da Bélgica, é mesmo considerada uma infracção ambiental desde 2019, pela qual pode ser aplicada uma multa de 130 euros.
Suecos estritos
Os belgas não são os únicos que punem o ralenti desnecessário dos motores. Também é proibido na Alemanha. A violação pode custar-lhe 80 euros. Na Suécia, o aquecimento do motor do carro é proibido há décadas e o controle social sobre isso é sério. Na maioria dos municípios é ilegal deixar o motor do carro em marcha lenta por mais de dois minutos. Mas pode ser ainda mais rigoroso: apenas 1 minuto é o máximo em número de vagas. A violação pode resultar numa multa de 1.000 a 2.000 coroas suecas (aproximadamente 90 a 180 euros).
Você quer ser gentil com o meio ambiente, com seus vizinhos e com seu carro, mas também gosta de entrar em um carro quentinho pela manhã? Talvez um aquecedor de estacionamento seja algo para você. Mas o aquecimento dos bancos e do volante também contribui para um clima interior confortável. E o aquecimento do pára-brisas garante que uma janela que acabou de ser raspada esteja e permaneça livre de vapor e gelo.