‘Dirigir elétrico é bom, mas o preço de um VE ainda é muito alto.’ Este argumento pode ser descartado, porque vários novos carros elétricos acessíveis estão a caminho. Um exemplo é esta nova versão fofa de um ícone antigo: o Renault Twingo.
Renault Esta semana, em um evento, esse conceito que se parece suspeitamente com a primeira geração do Twingo da década de 1990 foi revelado. Listamos: o formato do MPV, os faróis e lanternas traseiras quase redondos, as maçanetas redondas e até as três pequenas entradas de ar no capô.
Com a nossa newsletter gratuita poderá manter-se informado sobre todos os veículos elétricos acessíveis que estão a caminho!
Não é uma cópia direta
As entradas de ar não precisam funcionar como tal na ausência de um motor de combustão. No conceito elétrico do Twingo, eles são usados como elemento de estilo e mostram a porcentagem de carga. Você também pode ver pelo número de portas que não é uma cópia direta do original. O novo Renault Twingo será um carro de cinco portas e não de três portas; as maçanetas das portas dos modelos traseiros estão incorporadas no pilar C, assim como no atual Twingo elétrico.
O interior ainda não foi revelado e continua a ser uma questão de especulação, embora esperemos que o novo Twingo utilize o espaço de forma tão inteligente como o Twingo original. Estranhamente, o CEO da Renault, Luca de Meo, não mencionou o antigo Twingo como exemplo durante a apresentação, mas sim o kei car japonês. Ele está impressionado com o design inteligente deste tipo de carro e quer fazer uma versão europeia do Twingo.
Renault Twingo se torna um tour de force
Não só gostamos da aparência feia e do interior possivelmente inteligente do futuro Renault Twingo elétrico, como o citadino francês também deve ser um tour de force em termos de tecnologia. A Renault quer torná-lo o EV mais eficiente de sempre e pretende um consumo de 10 kWh por 100 quilómetros.
Se este consumo for realmente alcançado, o Renault Twingo será 50% mais eficiente do que os actuais veículos eléctricos compactos. Uma vantagem adicional desta elevada eficiência é que a Renault conseguiu utilizar uma bateria mais pequena sem sacrificar demasiado a autonomia. E uma bateria menor significa custos mais baixos. A Renault ainda não disse qual é a autonomia.
Mais detalhes técnicos ainda não foram divulgados, mas é muito provável que o novo Twingo seja baseado na mesma plataforma AmpR Small que suportará tanto o novo Renault 4 como o novo Renault 5.
Preço e introdução do Renault Twingo (2026)
E depois, claro, o preço: a Renault quer oferecer o Twingo por menos de 20.000 euros. Os franceses prometem que o VE não custará mais de 100 euros por mês. Quem ficar muito entusiasmado terá de apelar à paciência: o novo Renault Twingo elétrico só é esperado em 2026.
Quem não quiser esperar até lá deve se contentar com o atual EV acessível do Grupo Renault: o Primavera Dacia. Quem quiser esperar também pode optar por futuros concorrentes como o Volkswagen ID.1, Tesla Model 2 e Citroën ë-C3.