Esqueça o Citroën C5
Grandes modelos da Citroën são difíceis de encontrar ao norte de Lille e Roubaix e a leste de Estrasburgo. O Citroën C6 foi um exemplo notável disso, com 23.384 carros vendidos em sete anos. Em comparação, desde 2021, 70.000 Citroën C5 foram registrados na Europa e aproximadamente 1% acabou nos Países Baixos: mais de 700 unidades. Com as recentes reduções de preços e a introdução do Plug-in Hybrid 180, um Citroën C5 inovador está chegando. Não perca, inscreva-se na newsletter!
1.2 PureTech e C5
Se você colocar este carro imponente na mesa nas primeiras datas com um estrondoso 1.2 de três cilindros, saberá imediatamente que não será uma combinação feliz. No entanto, a Citroën continua a oferecer o seu modelo de topo como o 1.2 PureTech. O trem de força híbrido plug-in de 180 HP do nosso carro de teste se adapta muito melhor a esse cruzamento entre uma limusine e um SUV. Já era conhecido de vários Opels e Peugeots e, claro, do Citroën C5 Aircross. A combinação do motor 1.6 litros de quatro cilindros com motor elétrico e transmissão automática de oito velocidades proporciona a facilidade de condução e o conforto que você espera de um carro como este. Bem segurado na estrada. Escolha a cobertura adequada ao seu carro (elétrico) com o Seguro Automóvel Interpolis. Franquia padrão de 0€ e livre escolha de reparações.
Além de ser mais potente, mais silencioso e (potencialmente) mais econômico, o Plug-in Hybrid 180 também é 80 euros mais barato na Holanda que o de três cilindros! Além disso, o híbrido plug-in pode rebocar um trailer mais pesado (1.350 vs. 1.050 kg). O único problema é o porta-malas menor de 60 litros. Na Bélgica a história é diferente, porque lá o C5 X com motor de entrada é muito mais barato (a partir de 37.700 euros). E o Plug-in Hybrid 225? Por mais 4.000 euros, essa versão oferece 45 cv a mais que o PHEV 180. Mas você só sente aquela potência extra em velocidades que o motorista médio do C5 X nunca chega perto.
C5 X Plug-in Hybrid é suave, econômico e confortável
Comparado com o C5 Aircross Hybrid 136, o C5 X oferece uma velocidade máxima de 225 km/h e um consumo médio WLTP de 1,4 l/100 km (1 em 58,8). Isto pode ser alcançado em condições favoráveis, com viagens curtas e recarga consistente. Na prática, você pode facilmente alcançar quase 1 em 30. Nosso test drive ocorreu principalmente em estradas provinciais, utilizando frequentemente o modo de regeneração da transmissão. Sempre que possível induzimos um sprint intermediário feroz do carro e finalmente alcançamos um consumo de 3,5 l/100 km (1 em 28,6). Em estradas sinuosas, você fica feliz porque o estofamento rígido do assento o mantém um pouco no lugar, mas a direção não é nada encorajadora.
A única questão é o que o imposto rodoviário fará em 2025. Até 2024 você ainda terá um desconto de 50 por cento na tarifa da gasolina, mas como está atualmente o VAG, o desconto de peso para híbridos plug-in será eventualmente abolido. A Citroën poderia optar por comercializar o modelo top com a transmissão híbrida moderada de 136 cv do C5 Aircross.