O novo Mercedes E-class é muito bom, mas não sublime. Em nosso teste de comparação, ele perde em alguns aspectos para o Volvo S90 – um carro de 2016…
Em Revisão Automática 12comparamos o novo Mercedes E 400e com o Volvo S90 Recharge T8. O que você lê online aqui é um resumo de alguns componentes de teste nos quais o Volvo obteve pontuações mais altas que o Mercedes. Não se engane: o Classe E vence o teste (desculpem o spoiler), mas a Volvo mantém a concorrência acirrada nos pontos abaixo.
1. O porta-malas do S90 é bem maior
Uma decepção espera por você sob a porta traseira do híbrido plug-in Classe E: há apenas 370 litros de bagagem no porta-malas. Na Volvo, a tecnologia híbrida atrapalha menos e você pode transportar 500 litros de material. Ambos os carros rebocam uma carreta freada de 2.100 quilos.
2. O S90 é mais poderoso que o Classe E
Muita coisa está acontecendo nos bastidores, porque ambos os carros de teste são híbridos plug-in. O Mercedes E 400e combina um motor 2.0 turbo de quatro cilindros e 252 cv com um motor elétrico de 129 cv. O resultado é uma potência de sistema de 381 cv e um impressionante torque de sistema de 650 Nm. Esses não são números infantis.
Leia um novo teste de carro todas as sextas-feiras: inscreva-se na nossa newsletter!
Mas os engenheiros da Volvo fazem de tudo e usam um compressor para aumentar a pressão em baixas velocidades antes que o turbo assuma o controle. Eles extraem 310 cv da mesma cilindrada e em combinação com um potente motor elétrico de 145 cv, o Volvo S90 Recharge T8 repentinamente tem 455 cv e 709 Nm em seu cartão de visita.
Dica
Bem segurado na estrada
Escolha a cobertura adequada ao seu carro (elétrico) com o Seguro Automóvel Interpolis. Franquia padrão de 0€ e livre escolha de reparações.
3. O Volvo acelera mais rápido até 100 km/h
O resultado é que o Volvo acelera até aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos e os ocupantes ficam firmemente pressionados nos seus bancos. A resposta espontânea do acelerador e a abundância de força de tração que você aproveita todos os dias fazem do S90 um excelente carro de viagem.
Até cruzar a fronteira alemã e o carro atingir o limitador a 180 km/h. Na verdade, você sabe que os Volvos não andam mais rápido do ponto de vista da segurança, mas com um sistema de transmissão tão forte que é frustrante.
O Mercedes atinge velocidade máxima de 250 km/h e pode facilmente ultrapassar o Volvo. Isso vai demorar um pouco, porque ele é um velocista menos fanático. Ele completa a corrida de cem em 5,6 segundos e leva mais de dois segundos a mais para atingir o limite de 180 km/h.
4. Um Volvo S90 é mais barato
Viajar de primeira classe nunca é barato. O Volvo S90 Recharge T8 já tem um preço salgado de 71.195 euros e a Mercedes pede o superlativo para o novo E 400e: 89.152 euros.
Agradecemos que a Mercedes lhe forneça imediatamente uma versão luxuosa, enquanto com a Volvo é necessário atualizar para a versão Plus, mais cara, 4.000 euros, para encomendar algumas opções. Se incluirmos os custos adicionais de todas as opções relevantes para o teste, o S90 custa pouco menos de 80 mil e a classe E chega perigosamente perto de uma tonelada com um preço de 94.718 euros. Em 2016 você comprou um Classe S com esse dinheiro…
Conclusão
O Volvo S90 está indo bem apesar da idade. O poderoso sistema de transmissão torna-o o velocista mais rápido e também gostamos do preço inicial. O facto de o carregamento demorar bastante e os menus exigirem mais habituação mostra que os desenvolvimentos nesta área estão a acontecer muito rapidamente.
Você leu o teste comparativo completo Revisão Automática 12. Você compra a revista no supermercado, na livraria ou na nossa loja virtual.