Os carros elétricos são uma alternativa ecológica aos carros com motor de combustão, mas apenas após um determinado número de quilômetros. De acordo com um estudo alemão, o ponto de inflexão é de apenas 90 mil quilômetros.
A pesquisa foi conduzida pelo Associação de Engenheiros Alemães (VDI) – uma organização independente composta por aproximadamente 135 mil engenheiros e cientistas. Eles concluíram que os carros elétricos são muito mais ecológicos ao longo de sua vida útil de 200 mil quilômetros do que os carros tradicionais com motor de combustão.
Desvantagem ecológica
No entanto, os VE iniciam a sua vida automóvel com uma grande desvantagem ecológica. Isso ocorre porque a produção da bateria requer muita energia e matéria-prima. A extração de certas matérias-primas, como o cobalto e o níquel, também é prejudicial ao meio ambiente. O que também não ajuda é que quase todas as baterias são produzidas na China e têm de ser transportadas.
A investigação alemã mostra que um VE só alcança os 90.000 quilômetros e é definitivamente mais amigo do ambiente do que um carro com motor de combustão.
Para todas as últimas notícias sobre automóveis, inscreva-se em nosso boletim informativo gratuito!
A gasolina é a menos verde
Felizmente, os carros elétricos duram (muito) mais de 90.000 quilômetros. Quando o equilíbrio é feito após 200.000 quilômetros, os VE têm a transmissão mais ecológica. Um carro elétrico produz então uma média de 24,2 toneladas de emissões de CO2. Os híbridos plug-in vêm logo atrás, com emissões médias combinadas de 24,8 toneladas.
Os motores diesel seguem a uma distância razoável, com 33 toneladas de emissões, enquanto os carros a gasolina são os últimos a chegar, com emissões de 37 toneladas em 200.000 quilômetros. Os alemães não incluíram híbridos sem plug no estudo.
Nota de rodapé
Além da produção ambientalmente poluente, o VDI também comenta a compatibilidade ambiental dos VEs. Isto depende muito de quão verde é a eletricidade com que o carro elétrico é carregado. Por exemplo, se um carro eléctrico funcionar com electricidade gerada a partir de combustíveis fósseis, pode demorar até 160.000 quilômetros antes de se tornar mais ecológico do que um carro com motor de combustão.
Conclusão
A VDI conclui o estudo com uma série de dicas para reduzir as emissões dos automóveis. Em primeiro lugar, a organização enfatiza a importância de uma rede eléctrica verde. Em segundo lugar, a produção de baterias EV deve tornar-se menos prejudicial ao ambiente. Isto pode ser conseguido através da produção local e de uma melhor reciclagem de baterias antigas. A organização está otimista com a chegada dos e-combustíveis e finalmente recomenda os híbridos plug-in.