Atualmente, os motoristas do Nio podem trocar a bateria vazia por uma cheia gratuitamente em qualquer estação de troca de bateria. Mas isso mudará em 1º de abril de 2024. Em breve, Nio cobrará esse preço por uma bateria completa. A partir de 1º de abril, o preço de uma bateria completa do seu Nio elétrico será a soma de dois valores: você paga pela energia da bateria e pela troca da própria bateria.
Item de custo 1: eletricidade
A eletricidade que você tem que pagar é a diferença de energia entre a bateria (quase) vazia que você entrega e a bateria (quase) cheia que você recebe novamente. Nio utiliza um preço de eletricidade de 0,44 euros por kWh. Isso é consideravelmente menos do que os 0,69 euros por kWh que Fastned e Shell Recharge cobram para carregamento rápido. Segundo Nio, as baterias das Power Swap Stations são carregadas fora do horário de pico e a marca divide os custos mais baixos com seus usuários. Suponha que você dirige um Nio ET5 com bateria de 75 kWh. Você entrega a bateria com 10% e obtém uma bateria “cheia” com 90%. Então a diferença de energia é de 56,4 kWh e você paga 24,82 euros em eletricidade. Para sua informação: 56,4 kWh é 80 por cento da capacidade utilizável (70,5 kWh).
Item de custo 2: custos de serviço
A partir de 1º de abril, Nio também cobrará taxas de serviço pelo uso das Power Swap Stations: 10 euros por troca de bateria. Mas as duas primeiras trocas de cada mês são gratuitas, pois como motorista Nio você recebe dois cupons de troca de bateria todo mês. E esse número pode aumentar como recompensa pela troca regular ou se Nio for extremamente generoso durante um período promocional. Desta forma, as duas primeiras trocas de bateria do mês custam 24,82 euros em eletricidade, mas a partir da terceira troca haverá um acréscimo de dez dólares em custos de serviço. Então você paga 34,82 euros por uma bateria cheia.
Dica
Economize no seguro do seu carro com AutoBewust da Interpolis Você faz suas próprias escolhas em relação à cobertura.Desta forma poderá montar o seguro automóvel que mais lhe convém.E você mantém o prêmio baixo.
Trocas de bateria são mais baratas do que reabastecer Para fazer a comparação de preços com a gasolina, analisamos quantos quilômetros consegue percorrer em troca desses 34,82 euros. De acordo com o nosso Teste de alcance Nio ET5 Com 56,4 kWh de eletricidade você pode viajar exatamente 331 quilômetros. Para comparação, pegamos o Mercedes classe C. O C300 tem um a 100 km/h consumo de gasolina de 5,8 l/100 km. Se você quiser percorrer 331 quilômetros, terá que abastecer com 19,2 litros de gasolina. Se abastecer na autoestrada e pagar o preço recomendado de E10 (2.052 euros), gastará 39,40 euros. Com uma bomba barata que custa 1,86 euros, você acaba com 35,71 euros.
Conclusão
As diferenças são pequenas, mas o condutor Nio que paga o preço total por uma bateria completa de uma Power Swap Station ainda é 1 euro mais barato do que o condutor a gasolina que se preocupa com o preço. É bom saber: a troca da bateria só é possível se você não comprar a bateria, mas sim alugá-la. Não incluímos esse valor (neste caso 169 euros por mês) no exemplo de cálculo. Porque com cada EV você paga no sentido anti-horário (compra) ou no sentido horário (aluguel) pela bateria.