Como tornar a Ferrari Roma ainda melhor? Simples: você viu o telhado. Afinal, dirigir com a capota aberta é o melhor. Para testar se o trabalho dos designers de automóveis é realmente tão simples, faremos um test drive sob o sol do final do verão na Sardenha. Pergunte a qualquer entusiasta de carros sobre o carro dos seus sonhos e você ouvirá uma resposta boba como o Ferrari F8 Tributo ou o SF90 Stradale. Eles não sabem que a Ferrari Roma 2020 é a forma mais elegante de dirigir uma Ferrari. Um design menos chamativo, mas tão desportivo como os seus irmãos extravagantes. O coração pulsante está na frente do motorista sob o longo capô: um V8 de 3,9 litros com dois turbos. O teto conversível consiste em cinco camadas de tecido. Esta combinação faz do Roma Spider a primeira Ferrari com motor dianteiro e capota flexível desde o lendário 365 GTS4 de 1969, mais conhecido como Daytona Spider. Tas en jas
Voltemos rapidamente ao aqui e agora: estamos na Sardenha e o sol brilha. A luz forte faz a pintura brilhar e notamos o quão esguia e esbelta é a Roma Spider. A integração do teto dobrável em tecido é lindamente feita – não detectamos quaisquer dobras desagradáveis ou outros comprometimentos que perturbassem as linhas. O quadro geral está cem por cento correto.
Dica Economize no seguro do seu carro com AutoBewust da Interpolis Você faz suas próprias escolhas em relação à cobertura. Desta forma poderá montar o seguro automóvel que mais lhe convém. E você mantém o prêmio baixo.
Fazemos uma descoberta prática no porta-malas: há espaço de bagagem suficiente para duas pessoas saírem de férias. Há espaço para 255 litros de malas na parte traseira e você pode levantá-las facilmente, porque o Roma Spider provavelmente tem o limite de levantamento mais baixo de todas as Ferraris. Existe até uma escotilha que permite esticar o porta-malas. Isso nos leva ao novo defletor de vento; Você o dobra para fora do encosto do banco traseiro com o toque de um botão, após o qual ele é encaixado em um ângulo de 105 graus. Essa bandeja perto dos encostos de cabeça traseiros parece um pouco estranha, mas prova ser muito eficaz durante a condução. Com essa aba colocada, ninguém pode sentar aqui, mas os bancos traseiros servem apenas para uma bolsa e um casaco.
Botão de toque e botão rotativo Você liga o motor com um botão de toque no volante e leva algum tempo para se acostumar. Para evitar que você esfregue o botão de partida ao dirigir em uma bela estrada de montanha e cause falha no motor, as superfícies de toque no volante geralmente são desativadas. O segundo instrumento mais importante no volante, o Manettino, ainda é bastante analógico. Com o simples botão rotativo você pode aprimorar o caráter do carro rapidamente. “Os quatro escapamentos emitem um volumoso tapete sonoro que você gostaria de enrolar nos ombros e usar como casaco de inverno.”
Ferrari Roma Spider: 620 cv e 760 Nm O V8 duplo é maravilhosamente ativo no acelerador e entrega sua potência máxima de 620 cv a 5.750 rpm. O pico de desempenho continua até 7.500 rpm. Se você tiver calma, desfrutará de uma agradável força de tração de 760 Nm entre 3.000 e 5.750 rpm. Uma rápida transmissão de dupla embreagem de 8 velocidades cuida das mudanças e você pode gritar instruções pressionando os grandes remos fixos atrás do volante. Os quatro escapamentos do Roma Spider emitem um volumoso tapete sonoro que você gostaria de enrolar nos ombros e usar como casaco de inverno. Um verdadeiro banquete para os ouvidos, principalmente se você dirige com o capô aberto. O ruído irritante do vento e os redemoinhos de ar irritantes no interior são reduzidos ao mínimo pelo pára-brisa mencionado acima. Por que ninguém mais teve essa ideia? A Skoda normalmente apresenta soluções tão simples, mas os checos já não fabricam descapotáveis…
Máximo prazer de dirigir A Ferrari ajustou o chassi para o máximo prazer de dirigir. O Roma Spider é maravilhosamente equilibrado e o comportamento de direção é um pouco travesso. As rodas dianteiras seguem obstinadamente os comandos da direção sensível, enquanto o eixo traseiro converte a alta potência em movimento de avanço de maneira controlada. A suspensão e o amortecimento funcionam muito rapidamente e são harmoniosamente coordenados. Se a superfície da estrada ficar muito marcada, basta virar o Manettino e os amortecedores permitem imediatamente um pouco mais de folga.
Mais de três toneladas O Ferrari Roma Spider deve seu caráter dinâmico aos sistemas de direção avançados que traduzem cada entrada externa em bits e bytes e depois os convertem em tempo real em um comportamento de direção perfeito. É uma sensação ótima quando componentes eletrônicos complexos funcionam tão naturalmente. Para sermos mais completos, também dirigimos com o teto fechado. Aparentemente cinco camadas de tecido é o número ideal para protegê-lo do mundo exterior, pois o isolamento proporcionado pela cobertura de tecido é perfeito. Depois o tejadilho abre novamente rapidamente, porque se pagar mais de 300.000€ por um Ferrari sem tejadilho, não deve perder a oportunidade de o abrir.
Ler um teste de direção toda sexta-feira à tarde? Inscreva-se em nosso boletim informativo semanal!
Conclusão Cada metro ao volante do Roma Spider é um prazer. Com o céu aberto acima de você e o V8 acelerado a seus pés, seu corpo fica continuamente sobrecarregado de estímulos. Você quase ficaria viciado nisso. E por que isso seria uma coisa ruim? É prático e confortável o suficiente para usar todos os dias. Mas é um vício caro.
Ferrari Roma Spider especificações 3855 cm3, V8 com dois turbos, 620 cv, 760 Nm0-100 km/h em 3,4 s, 320 km/h10,8 l/100 km (1: 9,3), 251 g CO2/km4656/1974/1306 mm, 255 l, 1556 kgPreço na Holanda: 311.151 euros Preço: Bélgica: 246.389 euros