Você não se torna apenas o Carro do Ano 2023 em autoreview.nl. O Hyundai Ioniq 6 dá um bom exemplo. Nos últimos anos, vimos um SUV elétrico aparecer após o outro. No entanto, o carro elétrico ideal não é um SUV, mas um sedã.
Os SUVs são populares devido à sua entrada confortável e posição de assento “exaltada”. Ao mesmo tempo, a construção alta dos SUVs elétricos é um ponto fraco quando se trata de eficiência. Afinal, isso os torna mais pesados e menos aerodinâmicos. E, portanto, menos econômico. Embora o consumo de combustível favorável seja ainda mais importante para os VE do que para os automóveis com motor de combustão. Simplesmente porque as consequências para o alcance são muito maiores.
Ioniq 6 é super simplificado
De acordo com as leis da aerodinâmica, um carro baixo com uma pequena área frontal e formato de gota corta a resistência do ar de forma mais acentuada. Especialmente se você combinar a forma básica correta com um design suave. Essas propriedades são alcançadas com perfeição por um sedã como o Hyundai Ioniq 6. Por exemplo, o sedã elétrico da Hyundai tem apenas 1.495 milímetros de altura, enquanto um SUV desta classe se estende facilmente 10 centímetros no ar.
O Hyundai Ioniq 6 combina um nariz surpreendentemente baixo com entradas de ar em ambos os lados do para-choque e um capô acentuadamente inclinado. Dessa forma, ele reduz a resistência do ar. As maçanetas das portas totalmente embutidas não impedem em nada o vento. Na traseira, o spoiler traseiro duplo tipo rabo de pato e as saídas de ar no para-choque garantem que não sejam criados redemoinhos desfavoráveis que perturbem a aerodinâmica.
Valor Cw Hyundai Ioniq 6
No total, isso resulta em um valor de Cd incrivelmente baixo de 0,21. Isto coloca o Hyundai Ioniq 6 na elite aerodinâmica absoluta entre uma série de modelos muito caros de marcas premium alemãs. Além disso, a Hyundai oferece a opção de retrovisores externos digitais, também uma opção premium.
Longe do anonimato
Para muitos fabricantes de automóveis, as leis da aerodinâmica levam a designs bastante anônimos e muito semelhantes. O Hyundai Ioniq 6 é uma das exceções. Tanto o seu perfil como as suas costas são muito reconhecíveis. Para alguns, o Ioniq 6 desperta até associações com uma conhecida marca alemã de automóveis desportivos…
Baixo consumo, grande variedade
Além disso, o carro recompensa os seus designers – e, claro, também os seus condutores – com um consumo de energia favorável e uma grande autonomia. De acordo com o ciclo WLTP, a versão de 170 cv com bateria de 53 kWh consome 13,9 kWh por 100 quilômetros. Isso proporciona um alcance de 429 quilômetros, ou uma passagem só de ida de Groningen para Lille. Se preferir dirigir um pouco mais em direção a Paris, então o Ioniq 6 com bateria maior (77,4 kWh) e 229 cv é o seu EV ideal. Este consome um pouco mais (14,3 kWh/100 km), mas segundo a Hyundai pode percorrer até 614 quilômetros com a bateria cheia. E graças à alta capacidade de carregamento rápido, você pode ‘recarregar’ a bateria até 80% em pouco tempo.
O Ioniq 6 é um carro de viagem ideal
Especialmente durante uma viagem tão longa, você descobrirá que o Hyundai Ioniq 6, apesar de seu perfil aerodinâmico e apesar do belo mas amplo túnel central, oferece muito espaço interior. O espaço para as pernas atrás é ainda impressionante e a bagageira (401 l) acomoda um grande conjunto de malas. Além disso, o Ioniq 6 combina o silêncio e o conforto da suspensão com características de direção dinâmica. O SUV médio também não pode competir com isso.