O novo Volvo EX30 é o carro mais compacto da marca em muito tempo e o Volvo mais veloz de todos os tempos. No entanto, o SUV elétrico também remonta aos antigos valores da marca. Segundo os suecos, essa combinação – a um preço razoável – é a receita do sucesso. Se o EX30 fosse um garotinho e ouvisse as histórias do ‘Vovô’ Você está esperando pela versão básica do EX30? Assine a newsletter!
Dica Bem segurado na estrada Escolha a cobertura adequada ao seu carro (elétrico) com o Seguro Automóvel Interpolis. Franquia padrão de 0€ e livre escolha de reparações. Parece que foi há muito tempo, mas a brilhante carreira do motor de combustão começou Volvo XC90 somente no século 21 e sua menor fonte de energia era um diesel de cinco cilindros de 2,4 litros. Especialmente no nosso país, o primeiro SUV da Volvo vendeu muito melhor que a concorrência e ao longo do tempo o XC60 e o XC40 seguiram os seus passos frutíferos. Isto também se aplica ao Volvo XC40. Inicialmente apenas com motores de combustão, mas agora as versões totalmente elétricas do XC40 dominam as estatísticas de vendas holandesas.
Plataforma compartilhada Mas não importa quão bem o XC40 se saia, ele continua sendo um carro caro. Para conquistar um público comprador maior, a Volvo teve que diminuir. Porém, um novo carro pequeno com motor a combustão não se enquadra na estratégia da marca. Além disso, não se ganha pão estaladiço fraco com isso. E veja, é aí que a colaboração dentro do grupo Geely oferece uma solução. Na mesma plataforma SEA2 em que o Zeekr X e a Inteligente nº 1 em Inteligente #3 estande, a Volvo construiu seu primeiro do princípio modelo elétrico: o EX30. Design Volvo reconhecível Outro que não seja Volkswagen fizeram com o ID.3 e ID.4, os suecos não optaram por um design completamente novo e diferente. Pelo contrário: o EX30 parece um verdadeiro Volvo, com o conhecido design de caixa de bloco e os contornos típicos da marca nas lanternas traseiras. Falta, portanto, a quase obrigatória barra de LED nas nádegas de outros fabricantes. Você também procurará em vão aquelas maçanetas dobráveis e frágeis do menor Volvo. Você agarra as portas EX pelas alças robustas com alças robustas que não pareceriam deslocadas em um caminhão Volvo. E é claro que o EX30 também possui faróis de LED no formato do martelo do deus do trovão Thor.
EX30 com 69 kWh deve ser um best-seller Portanto, a primeira impressão é boa, embora ainda não tenhamos percorrido um metro. Iniciamos nossa introdução dinâmica na faixa estendida de motor único EX30. Possui bateria de 69 kWh, autonomia de cerca de 470 quilômetros e capacidade de carregamento rápido de 153 kW. O importador holandês espera que esta versão – disponível a partir de janeiro de 2024 – represente três quartos das vendas do EX30. A partir de março de 2024, a Volvo também oferecerá o EX30 com o Single Motor ‘normal’ (a partir de 36.795 euros). Com sua bateria de 51 kWh, a versão mais barata pode percorrer 344 quilômetros e carregar rapidamente com 134 kW. A potência do motor de ambos é de 272 cv, suficiente para cem sprints em pouco mais de 5 segundos. Isto significa que o pequeno Volvo deixa a maioria dos concorrentes comendo poeira.
“O Volvo EX30 mais potente destruirá o proprietário de um Porsche 911 em 3,5 dolorosos segundos.” Mas pode ser ainda mais louco: o Twin Motor Performance (428 cv) com tração nas quatro rodas deixa o proprietário de um Porsche 911 em 3,5 dolorosos segundos. Divertido, mas na verdade não faz sentido e, na prática, você raramente faz isso. Porque tira muitos quilômetros do seu alcance e as condições raramente permitem isso. O que você quer dizer com seguro? Claro que também não é realmente seguro. Na verdade, uma investigação suíça da companhia de seguros AXA mostrou que muitos condutores de veículos elétricos ficam surpreendidos com a potência e o binário imediatamente disponíveis, causando mais acidentes do que os condutores de automóveis convencionais. Nesse sentido, não podemos conciliar o enorme poder de aceleração do EX30 com a escolha da Volvo de limitar a velocidade máxima de todos os seus modelos a 180 km/h “por razões de segurança”. Mas, felizmente, a segurança não pára por aí, porque também existem inúmeras redes de segurança activas e passivas disponíveis.
Você também procurará em vão aquelas maçanetas dobráveis e frágeis do menor Volvo. Você agarra as portas EX pelas alças robustas com alças robustas que não pareceriam deslocadas em um caminhão Volvo. E é claro que o EX30 também possui faróis de LED no formato do martelo do deus do trovão Thor. EX30 com 69 kWh deve ser um best-seller Portanto, a primeira impressão é boa, embora ainda não tenhamos percorrido um metro. Iniciamos nossa introdução dinâmica na faixa estendida de motor único EX30. Possui bateria de 69 kWh, autonomia de cerca de 470 quilômetros e capacidade de carregamento rápido de 153 kW. O importador holandês espera que esta versão – disponível a partir de janeiro de 2024 – represente três quartos das vendas do EX30. A partir de março de 2024, a Volvo também oferecerá o EX30 com o Single Motor ‘normal’ (a partir de 36.795 euros). Com sua bateria de 51 kWh, a versão mais barata pode percorrer 344 quilômetros e carregar rapidamente com 134 kW. A potência do motor de ambos é de 272 cv, suficiente para cem sprints em pouco mais de 5 segundos. Isto significa que o pequeno Volvo deixa a maioria dos concorrentes comendo poeira. “O Volvo EX30 mais potente destruirá o proprietário de um Porsche 911 em 3,5 dolorosos segundos.” Mas pode ser ainda mais louco: o Twin Motor Performance (428 cv) com tração nas quatro rodas deixa o proprietário de um Porsche 911 em 3,5 dolorosos segundos. Divertido, mas na verdade não faz sentido e, na prática, você raramente faz isso. Porque tira muitos quilômetros do seu alcance e as condições raramente permitem isso. O que você quer dizer com seguro? Claro que também não é realmente seguro. Na verdade, uma investigação suíça da companhia de seguros AXA mostrou que muitos condutores de veículos elétricos ficam surpreendidos com a potência e o binário imediatamente disponíveis, causando mais acidentes do que os condutores de automóveis convencionais. Nesse sentido, não podemos conciliar o enorme poder de aceleração do EX30 com a escolha da Volvo de limitar a velocidade máxima de todos os seus modelos a 180 km/h “por razões de segurança”. Mas, felizmente, a segurança não pára por aí, porque também existem inúmeras redes de segurança activas e passivas disponíveis.