Na segunda etapa da Africa Eco Race, que foi em direção às famosas dunas de Merzouga, o ex-piloto de rali Pierre-Yves Loubet (Apache) venceu a etapa na categoria aberta de carros, caminhões e SSVs. Pascal Feryn (Toyota Hilux) terminou em nono lugar geral e como o primeiro carro. Na classificação, Feryn substituiu Koen Wauters (Toyota Hilux) como líder. O cantor-apresentador, como muitos outros participantes, perdeu uma quantidade significativa de tempo procurando um ponto de referência.
Depois de uma noite fria com temperaturas próximas de zero, a organização reservou mais uma surpresa. O caos na cronometragem durante a primeira etapa continuou na manhã de terça-feira, quando se descobriu que não foram Tom De Leeuw, Cédric Feryn e Bjorn Burgelman (Ginaf) quem venceram a etapa. Após um recálculo noturno, descobriu-se que o trio terminou em décimo segundo, em vez de primeiro. Koen Wauters e Pascal Feryn permaneceram em primeiro e segundo lugar entre os carros e foram quinto e sexto na classificação geral. A vitória na categoria aberta de automóveis, caminhões e SSVs ficou com o espanhol Carlos Vento e seu co-piloto Carlos Ruiz Moreno (Can-Am). Na classificação de terça-feira para motocicletas estava em ordem, Botturi tem uma vantagem de 8:53 sobre o primeiro perseguidor, Pol Tarres.
Depois da curta etapa de terça-feira, os participantes enfrentaram na quarta-feira um percurso de 425 km, dos quais 383 km foram contra o tempo. Na categoria aberta, a vitória da etapa ficou com Pierre-Louis Loubet e François Borsotto. Pascal Feryn terminou como o primeiro belga e o primeiro carro na nona posição, 2h08:36 atrás do buggy de Loubet. Koen Wauters perdeu mais de uma hora enquanto procurava um waypoint e terminou em décimo terceiro na geral e terceiro carro.
As coisas correram menos bem para Koen Wauters. “Hoje foi um dia variado em todos os aspectos”, inicia sua análise. “Depois da rápida subida, mergulhamos nas dunas. Pegar aquelas dunas com este carro foi uma felicidade. Surfar nas duna tal como Tom De Leeuw me explicou. Isso criou uma sensação de felicidade e um sorriso largo.” Pascal Feryn e Kurt Keysers tiveram um dia quase perfeito.
O italiano Jacopo Cerutti (Aprilia) venceu lá pelo segundo dia consecutivo. Ele precedeu as Yamahas de Tarres e Botturi. Na classificação, Botturi tem uma vantagem de 8:53 sobre o primeiro perseguidor, Pol Tarres. Alessandro Botturi é o terceiro às 10:17. O belga Nicolas Charlier (Yamaha) terminou em nono na quarta-feira e sobe para o oitavo lugar na classificação.