No próximo teste, o Audi Q3, o Citroën C5 Aircross e o Honda ZR-V competirão entre si. Respectivamente um carro a gasolina, um carro híbrido plug-in e um carro híbrido sem tomada. Qual SUV compacto usa menos gasolina?
Sob o capô do Honda ZR-V está um motor de dois litros e quatro cilindros com injeção direta de gasolina. Funciona de acordo com o princípio de Atkinson. Este truque fecha as válvulas de admissão mais tarde do que com um motor a gasolina convencional. Isso força parcialmente a mistura ar-combustível para o coletor de admissão. Dessa forma, o enchimento dos cilindros é menor, mas a expansão da mistura ar-combustível é maior, o que melhora a eficiência.
Outro truque é que o motor a gasolina do Honda ZR-V alimenta um gerador que gera a corrente que aciona um motor elétrico síncrono de ímã permanente. Este motor elétrico aciona então as rodas dianteiras por meio de uma transmissão direta e fixa.
Extremamente flexível
Quando se pede mais potência, o motor a gasolina une forças com o motor elétrico. Como motorista você não percebe isso. Todo o sistema de transmissão funciona de forma extremamente suave, enquanto as mudanças de velocidade e os pontos de mudança simulados dão a impressão de que você está dirigindo um carro com um sistema de transmissão convencional. Com uma potência combinada de 184 cv, a Honda é pouco inferior ao Audi Q3 40 quattro neste teste nos 100 metros de velocidade (7,4 contra 7,3 segundos).
Gostaria também de saber o consumo de outros carros novos? Você o encontrará em nosso boletim informativo semanal gratuito!
Honda ZR-V de longe o mais econômico
Quando o Audi Q3 e o Citroën C5 Aircross precisam visitar a bomba de gasolina, o motorista do Honda ZR-V pode adiar por um tempo a parada para reabastecer. Com um consumo médio de teste de 5,8 l/100 km (1 em 17,2), o Honda ZR-V é de longe o mais económico. Com a bateria carregada, o Citroën C5 Aircross atinge uma distância máxima de 39 quilómetros.
O trem de força dá uma impressão ágil, o motor turbo de quatro cilindros e 1,6 litros é bem comportado. Mas o maior peso do C5 Aircross (1793 quilos) tem impacto no consumo. Registámos uma média de 6,3 l/100 km (1 em 15,9), com um consumo energético de 5,65 kWh/100 km.
Escolhido pela Auto Review como Carro do Ano 2023!
Conduzir IONIQ 6
Entre diretamente no IONIQ 6, que carrega ultrarrápido. Até 100 km extras em apenas 5 minutos.
Alto consumo de teste
O motor TSI de quatro cilindros e 190 cv do Audi precisa se contentar sem tecnologia híbrida que consome combustível. Somente em velocidades mais altas ele realmente ganha vida. O resultado é um consumo de teste relativamente elevado de 8,0 l/100 km (1 em 12,5). Há também uma variante híbrida plug-in do Q3, com potência de 245 cv.
Leia o teste completo do Audi Q3 40 quattro, do Citroën C5 Aircross e do Honda ZR-V em Revisão Automática 01/2024.