Todos nós entendemos que o software desempenha um papel importante nos carros modernos. E que o software seja atualizado regularmente. Mas como um EV pode obter mais potência com uma atualização over-the-air? E também existem limites?
Num carro com motor de combustão, as peças do motor utilizadas determinam o que é possível em termos de potência. Se você quiser mais potência, terá que reprogramar a ECU (o cérebro do carro) ou arregaçar as mangas e instalar outras peças.
Mas então você ainda precisa levar em consideração o resto do sistema de transmissão e do chassi – eles conseguem lidar com todas as forças? Impulsionar o seu carro, portanto, não é isento de riscos e as próprias marcas de automóveis desencorajam isso.
Você também pode encontrar tudo sobre carros elétricos em nossa newsletter gratuita!
Baixar energia
Isso funciona de maneira diferente com um carro elétrico. Alterando algumas configurações no inversor de um VE, é possível liberar mais potência sem ajustes técnicos, ainda que com limitações. Esta atualização também é oferecida por marcas de automóveis como Tesla, Mercedes em Estrela polar, simplesmente por meio de uma atualização over-the-air. Dessa forma, você pode baixar energia extra mediante o pagamento de uma taxa e tornar seu EV mais rápido sem precisar fazer ajustes.
Como funciona?
É assim que funciona. A potência de um carro elétrico é expressa em watts, mas raramente você vê esse número porque ele é convertido em cavalos de potência para mantê-lo compreensível. Você calcula a potência (watts) multiplicando a tensão (volts) pela corrente (ampere). Ao usar o software para aumentar ligeiramente a corrente a uma determinada velocidade, o motor elétrico fornece mais potência.
Dica
Bem segurado na estrada
Escolha a cobertura adequada ao seu carro (elétrico) com o Seguro Automóvel Interpolis. Franquia padrão de 0€ e livre escolha de reparações.
Os perigos
O facto de a potência dos carros eléctricos poder ser aumentada com relativa facilidade não significa que cada VE que chega tenha um milhão de cavalos de potência. Existem limites e são determinados principalmente pelo calor que é liberado. A tecnologia deve ser projetada para isso.
Certas partes do sistema de transmissão também podem causar problemas. Como a bateria muitas vezes pode fornecer energia extra sem problemas, isso não significa que os plugues e cabos sejam pesados o suficiente.
Por exemplo, experimentamos que as possibilidades não são infinitas Ford. Cópias do Ford Mustang Mach-E O GT encontrou recentemente problemas porque os proprietários exigiram muito do sistema de transmissão. O limite de potência programado revelou-se muito alto, os americanos não mediram o calor máximo no lugar certo.