Koen Wauters (Toyota Hilux) perdeu por pouco uma vitória na etapa Africa Eco Race, em Marrocos, na sexta-feira. Depois de dois furos, terminou em terceiro, às 10h08, atrás do vencedor da etapa francesa Pierre-Louis Loubet (Apache). O espanhol Carlos Vente (Can-Am) terminou em segundo aos 3:59.
A quarta etapa levou os participantes a percorrer uma distância de 473 quilómetros, dos quais 468 quilómetros contra o tempo, até ao acampamento do Forte Chacal. Wauters teve um desempenho excelente e brigou com Loubet o dia todo. Perto do final da etapa ele parecia estar conseguindo, até que sofreu dois furos seguidos e teve que parar para colocar outra roda. Wauters é o sexto lugar geral na categoria aberta de carros, caminhões e SSVs. Nos carros, ele está em segundo, atrás do líder Pascal Feryn (Toyota Hilux), quinto na geral. Na etapa de sexta-feira, Feryn terminou em oitavo.
Tom De Leeuw, Cedric Feryn e Bjorn Burgelmans (Ginaf) terminaram em décimo oitavo e último lugar na noite de sexta-feira, pouco antes de escurecer. O trio teve que parar duas vezes para trocar um pneu que estava com a banda de rodagem solta. No final das contas, eles tiveram que percorrer cerca de 300 quilômetros com casca de ovo até o fim. A causa pode ser devido a um conjunto inferior de pneus.
Na categoria motos, o italiano Jacopo Cerutti (Aprilia) venceu a terceira etapa. Na classificação está ainda mais à frente do andorano Pol Tarres (Yamaha) e do seu compatriota Alessandro Botturi (Yamaha). Eles fizeram o segundo e terceiro tempos mais rápidos na sexta-feira. Nicolas Charlier (Yamaha) terminou em sétimo e também subiu para essa posição.
“Dois vazamentos em rápida sucessão”
As coisas estão cada vez melhores para Koen Wauters na Africa Eco Race. Sem azar, ele teria vencido sua primeira etapa em um rally raid na sexta-feira. “Na verdade, deveríamos ter vencido”, diz Wauters. “Bem no final da etapa, quando você pensa que não vai acontecer de novo, tive dois furos seguidos. Tivemos que parar duas vezes para trocar o volante e perdemos cerca de quinze minutos. É uma pena, mas estou em paz com isso. Tirando esse azar, foi mais um dia fantástico. Kris navegou de forma excelente em um percurso que às vezes era rápido e outras vezes frágil.”
“Também pude competir o dia todo com Loubet, ex-campeão europeu de rali. Nas partes ruins ele levava vantagem com seu carrinho. Alcancei-o novamente nas partes rápidas. Isso aconteceu umas quatro vezes. Quando finalmente consegui a vantagem, tive um furo. Já nem sei onde ou como. De qualquer forma, temos mais uma chance no sábado, antes de eu voltar para casa. Esta sessão de teste já foi mais do que bem-sucedida. E o carro, acabou de ser lavado e pode simplesmente ir para a garagem. Ainda está como novo. A equipe está fazendo um ótimo trabalho aqui, funcionando como um relógio!”