Koen Wauters e o seu co-piloto Kris Van Der Ven (Toyota Hilux) venceram a quinta etapa da Africa Eco Race na tarde de sábado. Wauters foi 2:46 mais rápido que o húngaro Varga Imre (Toyota) após a etapa de 405 km. Pascal Feryn (Toyota Hilux) terminou em sexto às 11h25. Para Koen Wauters é a sua primeira vitória numa etapa de rally raid.
Wauters tem uma longa história no automobilismo. Em 1992 estreou-se com um carro Albert Vanierschot nas 24 Horas de Zolder. Quatro anos depois, ele correu seu primeiro Dakar como co-piloto de Jacky Loomans. A dupla terminou então em 27º com um Toyota de Albert Vanierschot. Um ano depois, Wauters assumiu o volante do Toyota e terminou em 63º lugar, com Marc Van Puyenbroeck como co-piloto.
Entre 1996 e 2012, Wauters participou doze vezes do Dakar. Em 2022 participou do Dakar Clássico. Koen Wauters é um dos poucos belgas que já correu o Dakar em quatro continentes: Europa, África, América do Sul e Ásia.
Como o Dakar passou recentemente a fazer parte do campeonato mundial e a FIA determina os regulamentos, há menos espaço para amadores. Quando os carros de Wauters e Feryn foram rejeitados pouco antes do embarque no ano passado, a equipa decidiu não participar no Dakar por enquanto e adoptar uma abordagem diferente. Eles escolheram a Africa Eco Race, onde os amadores têm lugar.
Koen Wauters estava bem há vários dias com sua nova Toyota Hilux. Domingo é dia de descanso e Koen Wauters regressa a casa, conforme anunciado antecipadamente, para uma série de concertos de De Vrienden van Amstel. Clouseau se apresentará quatorze vezes em um Ahoy esgotado em Rotterdam.