Guillaume de Mévius e Xavier Pansieri (Toyota Hilux) venceram a primeira etapa do Dakar nos carros. À chegada, o nosso compatriota tinha uma vantagem de 1:44 sobre o primeiro perseguidor Carlos Sainz (Audi). O Mévius também se torna imediatamente o novo líder entre os automóveis.
O Mévius participa pela terceira vez no Dakar. No ano passado ele terminou em terceiro lugar nos SSVs. O Mévius estreia este ano com um Toyota ao mais alto nível e vence de imediato a primeira fase da competição.
A vitória de uma etapa do Dakar belga aconteceu em 18 de janeiro de 2003. Em seguida, Stéphane Henrard (VW) venceu a décima sexta etapa que terminou em Sharm El Sheikh. De Mévius segue os passos do pai, que venceu três etapas em 2002. De Mévius é também o primeiro piloto privado a vencer uma etapa do Dakar desde 2021. Em seguida, Al-Rajhi venceu a décima primeira etapa com um Toyota da belga Overdrive Racing. Esta é a mesma equipe que hoje também é responsável pela manutenção do carro de De Mévius.
Não precisamos voltar tanto tempo para obter o sucesso belga entre os co-pilotos. No ano passado, Fabian Lurquin, navegador belga de Sébastien Loeb, venceu sete etapas.