Desafio do Deserto de Marrocos
Lommel – Jackie Loomans faleceu em Lommel aos 71 anos, após uma longa batalha contra o câncer. Loomans ficou conhecido como um piloto do Dakar e trouxe Koen Wauters, Gella Vandecaveye e Joël Smets como navegadores. Além disso, nos bastidores, ele manteve o Lommel SK acima da água.
Como empresário, Jackie Loomans construiu uma empresa de sucesso que operava em todo o mundo na construção de moldes. Depois de ser diagnosticado com câncer de pulmão e ossos há cinco anos, ele vendeu sua empresa para compradores irlandeses. Graças à imunoterapia, ele se recuperou parcialmente da doença, mas recentemente seu estado de saúde piorou. Ele faleceu no sábado em Lommel.
Loomans ficou conhecido principalmente como participante do rali no deserto do Dakar. Desde a década de 1980, ele foi picado pelo vírus e participou de dezenas de Dakars e competições semelhantes. Ele compartilhou sua paixão com muitos outros amigos e regularmente levava celebridades como navegadores. Incluindo Koen Wauters, que participou ativamente da Africa Eco Race na semana passada. Mais tarde, ele também colocou a judoca Gella Vandecaveye e o piloto de motocross Joël Smets no assento direito e incluiu o piloto de rali Freddy Loix em sua equipe, que se chamava Art of Speed. Toda a colônia de Dakaristas no Limburgo do Norte e no Kempen de Antuérpia, como os grupos em torno de Noël Essers e Gregoor Bouwens, também contraíram o ‘vírus Dakar’ através de Loomans. Por muito tempo, Loomans também foi patrocinador do motocross e por muito tempo atuou no clube de futebol Lommel SK. Ele muitas vezes ficou nos bastidores, mas junto com Noël Essers manteve o clube à tona quando foi rebaixado e ameaçou falir financeiramente.
Jackie Loomans. – © JEFFREY GAENS
Noël Essers e Jackie Loomans. – © kvh