O francês Stéphane Peterhansel (Audi) venceu a segunda etapa do Dakar neste domingo entre os carros. Peterhansel estava 29 segundos à frente do seu compatriota Sébastien Loeb (Hunter), com o co-piloto belga Fabian Lurquin. O americano Seth Quintero (Toyota) terminou em terceiro. O líder Guillaume de Mévius (Toyota) terminou em décimo oitavo. Na classificação, o nosso compatriota tem de deixar a liderança para Carlos Sainz (Audi), que terminou em oitavo. O Mévius cai para o quinto lugar e segue Sainz aos 7h44.
A segunda etapa do Dakar ficou para os livros de história. Peterhansel esteve na liderança quase todo o dia e venceu a sua primeira etapa deste Dakar. Para o francês é a 83ª vitória da carreira. Nas motos, venceu 33 etapas e divide o recorde com o compatriota Despres. Nos carros, é a sua 50ª vitória e iguala o recorde do finlandês Ari Vatanen, que se mantém desde 1996. Depois de vencer o Dakar seis vezes na classe de motos, Peterhansel participou pela primeira vez na classe de carros em 1999. Um ano depois, ele venceu sua primeira etapa nos carros, em 7 de janeiro de 2000. Dia a dia, 23 anos depois, ele vence sua 50ª etapa.
Depois de uma primeira etapa decepcionante, em que terminou em 22º e perdeu quase 25 minutos, Nasser Al-Attiyah (Hunter) terminou em quarto. Pela primeira vez na carreira, De Mévius, vencedor da primeira etapa e líder da classificação, teve que abrir caminho. Ele finalmente terminou em décimo oitavo às 26:43.
Sainz assume a liderança da classificação. Yazeed Al-Rajhi (Toyota Hilux) é o segundo, 1:51 atrás do espanhol. Loeb e Lurquin são os terceiros, aos 4:17. Al-Attiyah vem em sétimo lugar, às 12h16. O vencedor da etapa Peterhansel é o nono, 13:16 atrás de seu companheiro de equipe. Nosso compatriota Stefan Carmans (Red-Lined) ainda está a caminho.