A Honda não é conhecida como uma marca de EV, mas isso está prestes a mudar. Os japoneses estão prestes a fazer um grande investimento e querem até voltar a competir com marcas europeias e americanas. Ainda mais marcante: a marca quer produzir internamente baterias para seus carros elétricos.
De acordo com o japonês Nikkeis A Honda construirá uma fábrica de EV no Canadá. Não só para carros, mas também para produzir as nossas próprias baterias. Ao fazer isso internamente, o processo de produção pode ser mais barato e mais rápido e a Honda não depende mais de fornecedores externos.
Isto envolve um investimento de quase 2 biliões de ienes, equivalente a aproximadamente 12,67 mil milhões de euros. A Honda está de olho em vários locais no Canadá e espera-se que a marca tome uma decisão final em 2024. A nova fábrica deverá estar pronta para a produção em massa de carros elétricos e baterias em 2028.
A Honda se tornará um player importante no campo dos EVs? Acompanhe de perto com nosso boletim informativo gratuito!
Honda e: arquitetura
Demorou muito, mas a Honda está finalmente trabalhando em uma linha de modelos totalmente elétricos. No ano passado, a fabricante japonesa anunciou que quer converter as suas fábricas em Ohio (Estados Unidos) num ‘hub EV’. A Honda está trabalhando em uma plataforma própria para modelos elétricos: Honda e:Architecture. Os primeiros modelos desta nova plataforma serão lançados no mercado em 2026.
Colaboração falhada
Até agora, as coisas não vão bem entre a Honda e o carro elétrico. O Honda e não foi um sucesso e já foi retirado de produção. Na Holanda tornou-se elétrico e: Meu já alguns meses após a sua introdução, 10.500 euros mais barato. E então os planos para um EV acessível também falharam. Para isso, a marca firmou parceria com a General Motors. As duas montadoras queriam desenvolver um SUV elétrico abaixo de US$ 30.000, mas o acordo foi cancelado devido à decepcionante demanda por EVs.
Honda Prologue não para a Europa
A Honda ainda trabalha com a General Motors. Isso levou ao Honda Prologue. Este SUV que custa cerca de US$ 40.000 será lançado nos Estados Unidos este ano. O VE destina-se especificamente ao mercado americano e, portanto, não será enviado para a Holanda e a Bélgica.