O francês Sébastien Loeb e o seu co-piloto belga Fabian Lurquin (Hunter) venceram a quarta etapa dos carros do Dakar. Yazeed Al-Rajhi (Toyota) terminou em segundo e continua na liderança. Para Loeb é a sua primeira vitória nesta edição, a 24ª na sua carreira no Dakar.
A principal vítima da etapa foi Seth Quintero (Toyota). Após 36 km, o piloto oficial da Toyota seguiu cinco segundos depois de Nasser Al-Attiyah (Hunter), que era o mais rápido na época. Mas depois de 68 km Quintero teve que parar devido a um problema técnico. Ainda não se sabe exatamente o que está errado e se Quintero pode continuar.
Al-Attiyah não deixou que isso o incomodasse. O Qatari fez o tempo mais rápido em todos os pontos intermédios e parecia vencer a sua primeira etapa deste Dakar. Mas isso sem contar Al-Rajhi, que foi quatorze segundos mais rápido no final. Mas Al-Rajhi também não venceria esta fase. Loeb, que largou em 23º após os furos, ficou a 1m08” do tempo máximo. Depois de Mattias Ekström, Guillaume de Mévius, Stéphane Peterhansel e Lucas Moraes, Loeb é o quinto vencedor diferente em igual número de etapas.
A segunda etapa mais curta teve uma corrida particularmente emocionante. Carlos Sainz (Audi) terminou em quinto, Stéphane Peterhansel (Audi) em sexto. Guillaume de Mévius terminou em sétimo com 7’21”.
Contém conteúdo inserido de uma rede de mídia social que deseja escrever ou ler cookies. Você não deu permissão para isso.
Na classificação, Al-Rajhi aumenta a vantagem sobre Sainz para 4’29”. Depois de um início difícil, o Al-Attiyah subiu ao terceiro lugar, aos 11’03”. Graças à vitória na etapa, Loeb é agora sexto, aos 23’50”. O Mévius volta a aparecer entre os dez primeiros. Ele é décimo com uma diferença de 40’43”.
A etapa mais curta do Dakar será realizada na quarta-feira. Entre Al-Hofuf e Shubaytah, 118 quilómetros competitivos aguardam os participantes. A etapa de conexão é particularmente longa, com 644 km.