Pascal Feryn e Kurt Keysers (Toyota Hilux) venceram a penúltima etapa da Africa Eco Race no sábado, no Senegal. Para Feryn é a sua primeira vitória numa etapa de rally. Com mais uma etapa curta de 15 quilômetros no domingo, ele quase tem no bolso a vitória geral entre os carros. Na classificação geral, Feryn está em segundo lugar, quase quatro horas atrás do francês Paukin Gautier (Apache).
No último sábado, Koen Wauters venceu sua primeira etapa em um rally raid. No mesmo dia, morreu Jackie Loomans, o homem que o apresentou ao Dakar em 1996. Uma semana depois, no dia em que Loomans foi enterrado, Feryn ganhou com o carro que comprou de Loomans no ano passado.
“É inacreditável. Eu realmente queria participar de um palco. Mas há um longo caminho entre querer e ser capaz de fazer”, disse Feryn. “Comecei com a faca entre os dentes. Corri alguns riscos no primeiro trecho de dunas. Passei primeiro o Ricardo Sousa e depois apanhei o Pierre-Louis Loubet, que tinha começado quatro minutos antes de mim. É uma sensação incrível. Dedico esta vitória ao meu falecido filho Maxim, que sempre esteve presente e que todos da nossa equipe guardam no coração. Fizemos um logotipo para ele e está em todos os nossos veículos. E claro também dedico esta vitória a Jackie Loomans. Obrigado, Jackie, obrigado.
Koen Wauters, que faltou ao jogo na segunda-feira para fazer uma série de shows, está feliz pelo amigo. “Estava chegando. Pascal sentia-se cada vez melhor no carro. Quando saí da corrida ele me disse que preferia dirigir de forma conservadora para garantir o primeiro lugar entre os carros. Eu falei para ele: ‘Nada, você tem que usar aquele carro ao máximo, com gasolina, só com reserva’. E olhe! Vitória de etapa! E isso justamente no dia em que nos despedimos de Jackie Loomans, cujo carro Pascal agora dirige. Essa homenagem é comoventemente linda! Parabéns Pascal e Kurt.
Na categoria motos, o romeno Pol Tarres (Yamaha) venceu a etapa de 247,61 quilômetros entre Akjoujt e Boubene. O líder italiano Jacopo Cerutti (Aprilia) ficou em terceiro. O belga Nicolas Charlier (Yamaha) terminou em sexto, o seu melhor resultado no rali. Ele está em nono lugar na classificação.