Pascal Feryn e Kurt Keysers (Toyota Hilux) venceram a Africa Eco Race entre os carros na tarde de domingo. Na categoria aberta de carros, caminhões e SSVs, a dupla terminou em segundo lugar, com 3h45min08s, atrás do vencedor geral Gautier Paulin (Apache). O caminhão da equipe Feryn Dakar Sport de Tom De Leeuw, Cedric Feryn e Bjorn Burgelman (Ginaf) termina em oitavo lugar na geral e é o terceiro caminhão no pódio.
Bron: BELGA
Hoje às 17h37
A décima quinta Africa Eco Race terminou na tarde de domingo com uma etapa não cronometrada até Lac Rose, no Senegal. “Ainda estava um pouco nervoso antes da largada”, diz Pascal Feryn. “Começaríamos com dez SSVs e carros seguidos. Não fugi bem, tive que persegui-lo imediatamente e fui atingido por uma espécie de maremoto quando o mar subiu surpreendentemente rápido. Embora não fosse a tempo, queria ser o primeiro a chegar à praia de Lac Rose a todo custo. No final das contas eu consegui. Foi de tirar o fôlego.” Pascal Feryn é o primeiro piloto belga a vencer a classificação automóvel. Em 2018, Mathieu Serradori venceu a Africa Eco Race auxiliado pelo seu copiloto belga Fabian Lurquin. “Esta é uma sensação fantástica. Um resultado inesperado também. Viemos para nos divertir e fizemos exatamente isso. O objetivo era estar entre os dez primeiros. Koen venceu uma etapa no sábado passado, eu venci uma semana depois. Senti falta dele esta semana, mas tínhamos concordado em tudo. Acho que ele também deve ter sentido nossa falta.
Lágrimas: Após a chegada dos carros alegóricos ao Lac Rose, tudo foi preparado para a cerimônia de encerramento. “Fiquei emocionado no palco e pensei em meu filho Maxim, que morreu em um acidente de trânsito há sete anos. Nossos carros eram equipados com placa com as letras MF seguidas de um número. Fizemos um logotipo para ele que fica em todos os veículos. Ele cavalgou conosco e nos ajudou. Isso era para ele e para Jackie.”
Koen Wauters deixou o acampamento na segunda-feira. Esta semana ele já se apresentou três vezes no esgotado Ahoy em Rotterdam. “Obviamente senti falta deles esta semana. Mas estou extremamente orgulhoso desta equipe. Todos fizeram um excelente trabalho em suas áreas. Um grande parabéns a Pascal e Kurt. Eles fizeram um trabalho fantástico. Quando ouço as histórias sobre o palco rainha, não deve ter sido um passeio. Também estou muito satisfeito com nossos novos carros. E acima de tudo, estou satisfeito por termos concluído este rali. Os encantos do acampamento, a tranquilidade e as paisagens incrivelmente belas de África. Nada pode superar isso. Vamos falar mais sobre isso.
Na categoria motos, a vitória geral foi para o italiano Jacopo Cerutti (Aprilia). Nicolas Charlier (Yamaha) termina em nono.