O Citroën ë-C3 é o primeiro carro elétrico acessível!
O Citroën ë-C3 é o primeiro carro elétrico muito aguardado que custa 25 mil euros. Mas a proprietária Stellantis anunciou mais EVs baratos. E outras marcas europeias também não ficam paradas. Os seguintes 5 carros elétricos acessíveis da Europa também estão chegando em sua direção.
- Fiat Panda
- Renault5
- Volkswagen ID.2
- Cupra Raval
- Skoda ‘Pequeno’
Quem se preocupa com a Fiat deve circular a data de 11 de julho de 2024 em vermelho em seu calendário. Nesse dia, a Fiat existe há exatos 125 anos. Isso pede um presente e esse é o novo Fiat Panda. Conhecendo os italianos, a apresentação é feita de forma festiva e com muito alarde. Quando a Fiat apresentou o novo 500 em Turim em 2007, o Vijf Hundreds literalmente voou pelo ar. Assim como a Citroën, a Fiat pertence ao grupo Stellantis. Assim, o novo Panda também está na plataforma Smart Car do ë-C3. Isto não é completamente novo, mas sim um desenvolvimento adicional da plataforma e-CMP do antigo grupo PSA. A Fiat já indicou que o Fiat Panda elétrico será semelhante ao modelo de estudo Centoventi que foi mostrado em 2019. Além disso, o Fiat Panda elétrico promete ser um carro sem muito alarido. Mas mesmo assim, custando cerca de 25 mil euros, será o Panda mais caro de sempre. Dica Relaxe perto de Arnhem Quer desfrutar de uma bela vista sobre o Reno e dormir perto do coração de Arnhem? Então vá se hospedar no NH Arnhem Rijnhotel****!
O elétrico Renault 5 promete ser ainda mais divertido que o Fiat Panda. Em termos de design, lembra fortemente o Fiver do século passado. O Renault 5 elétrico assenta num chassis totalmente novo. Esta chamada plataforma EV CMF-B também servirá de base para o Renault 4 elétrico. Também se assemelhará ao seu ilustre antecessor. A Renault equipa o novo 5 com uma suspensão traseira independente multi-link de série. Essa tecnologia normalmente é encontrada em carros maiores e mais caros. O motor elétrico é super compacto, porque a Renault combina o motor com o conversor AC/DC, o carregador e a unidade que controla a distribuição de energia. O preço permanece excitante por um tempo. Os modelos retrô tendem a ser caros (basta pensar no Mini), mas parece que a Renault está se segurando. Conte com um valor pouco superior a 25.000 euros. Deve estar no showroom este ano.
O Volkswagen ID.2 é o carro elétrico barato que todos esperam. A Volkswagen já lançou uma prévia do modelo de estudo ID.2all e isso é um bom presságio. Um EV que parece um Polo moderno com um interior que deixa você ganancioso. Vamos. O Volkswagen ID.2 estará disponível em 2025. O ID2.all já parece bastante pronto para produção. O modelo de estudo tem autonomia de 450 quilômetros. Suspeitamos que a Volkswagen use a bateria de 58 kWh para isso. Há uma boa chance de que o Volkswagen ID.2 básico tenha uma bateria menor de 45 kWh, que também está nas prateleiras dos armazéns da Volkswagen. Tem um alcance de 350 quilômetros. Quer se manter informado sobre os EVs acessíveis mencionados aqui? Você os encontrará em nosso boletim informativo semanal!
O Cupra Raval tem o nome de um bairro moderno de Barcelona chamado El Raval. Alguns detalhes sobre a transmissão já são conhecidos: o Raval mais potente tem 226 cv e vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. O alcance é de 440 quilômetros. Assim como o Volkswagen ID.2, o Cupra Raval está na mesma plataforma MEB Small. Porém, não o Volkswagen, mas o Cupra será o primeiro a ser lançado no mercado em 2025. Com cerca de 4 metros de comprimento, o Raval está nas águas do Seat Ibiza. O preço pode ser adivinhado: cerca de 25.000 euros. Tal como o ID.2, o Raval é construído na fábrica da Seat em Martorell, Espanha, perto de Barcelona.
Exceto Cupra também vem Skoda com um derivado do Volkswagen ID.2. O nome ainda não é conhecido, por enquanto o carro se chama ‘Small’. A única coisa que sabemos com certeza é o tamanho do porta-malas. Skoda possui um porta-malas grande do tamanho de um Scala (467 a 1410 litros). Para mostrar quanto são 467 litros, pegamos o Peugeot 208 elétrico: cabem apenas 265 litros de bagagem. O Volkswagen ID.2 fica um pouco atrás do Skoda e chega a 440-1330 litros. Skoda revela o Skoda Elroqa alternativa elétrica ao Skoda Karoq. Na China? As marcas de automóveis chinesas não ficam atrás. O grande BYD traz a Gaivota para a Europa (veja a foto). O hatchback compacto tem 3,78 metros de comprimento e bateria LPF de 30 (alcance: 305 km) ou 38 kWh (alcance: 405 km). Isto está de acordo com o método de medição chinês, portanto conte com 100 quilômetros a menos se forem conhecidos os valores europeus mais realistas. Nio não fica para trás e surge com o Firefly. Embora esse nome seja usado apenas internamente por enquanto. O Firefly nem se chamará Nio, pois essa marca está reservada aos modelos premium mais caros, como o ET7.