Elfyn Evans (Toyota Yaris) lidera após a primeira jornada do Monte-Carlo. O galês venceu os dois testes planejados para a noite de quinta-feira e tem uma vantagem de 15,1 sobre Thierry Neuville (Hyundai i20). O francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) já enfrenta um déficit de 21,6 em terceiro.
Após a largada cerimonial em Mônaco, pilotos e equipes seguiram para Gap na tarde de quinta-feira, o centro do rali dos próximos dias. Um grande empreendimento, considerando o protesto dos agricultores e as muitas estradas fechadas. Mas a organização havia traçado uma rota que levaria todos a Gap a tempo de fazer dois passeios no escuro.
Na primeira especial do ano, Evans foi 5,2 mais rápido que Ott Tänak. Neuville fez o terceiro tempo mais rápido e teve que conceder 8,3 para Evans. “Tentei não superaquecer os pneus. Talvez pudesse fazer um pouco mais, mas ainda é uma corrida longa”, disse Neuville no final. Ogier, nove vezes vencedor em Monte-Carlo, estabeleceu o quarto tempo mais rápido, com 9,8. Os quatro nomes esperados tiveram um desempenho significativamente melhor do que os outros pilotos do Rally1. Grégoire Munster fez o sétimo tempo mais rápido e foi 30,4 mais lento que Evans. “As estradas estão secas e não testamos nessas condições”, foi a sua explicação.
Evans também foi o melhor na segunda etapa. Neuville fez o segundo tempo mais rápido, mas não ficou totalmente satisfeito. “Tivemos um problema. Veremos”, disse o belga. Seu companheiro de equipe Tänak teve um problema no pedal do acelerador e caiu para o quarto lugar. Munster começou seu primeiro Monte-Carlo perfeitamente com um Rally1. Após o primeiro dia de competição, o belga, que conduz com carta luxemburguesa, é o sétimo.
O primeiro dia completo de competição será realizado na sexta-feira. Os pilotos são então apresentados a dois loops de três etapas especiais cada.