A meio da corrida de sábado, Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) assumiu a liderança em Monte Carlo. Neuville substitui Elfyn Evans (Toyota Yaris Rally1), que caiu para o segundo lugar, 5,1 segundos atrás de Neuville. Sébastien Ogier (Toyota Yaris Rally1) é o terceiro com 7,7 de Neuville. Grégoire Munster (Ford Puma Rally1) sobe para o sexto lugar.
Neuville ficou imediatamente alerta na manhã de sábado. Durante a etapa de abertura ele foi nada menos que 9,6 mais rápido que Evans. Grégoire Munster surpreendeu a todos com o terceiro tempo mais rápido. Sébastien Ogier fez o quinto melhor tempo e foi 18,8 mais lento que Neuville, que subiu para o segundo lugar geral.
Na segunda etapa do dia, Ogier foi 2,1 mais rápido que Neuville, que por sua vez foi 7,4 segundos mais rápido que Evans. A mudança de posição foi um fato: Neuville saltou sobre Evans do segundo para o primeiro lugar. Neuville também foi o mais rápido na terceira etapa. O tempo mais rápido foi partilhado com Ott Tänak (Hyundai i20 N Rally1), que fez o seu primeiro arranhão desde o regresso à Hyundai. Mesmo assim, o belga não ficou completamente satisfeito. “Esta foi uma viagem nova e não corri nenhum risco. Às vezes eu não entendia direito o bilhete e aí tinha dúvidas. Fiz o que pude”, disse Neuville.
Na tarde de sábado, os participantes completarão a mesma volta de três etapas especiais. Na noite de sábado, com base no novo regulamento, serão atribuídos pontos da Copa do Mundo pela primeira vez.