Thierry Neuville (Hyundai i20) terminou o terceiro dia de competição no Rally de Monte-Carlo como líder. Na tarde de sábado teve de deixar o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) avançar, mas na última etapa do dia o liège recuperou a liderança. No último dia ele começa com uma vantagem de 3,3 sobre Ogier.
Ogier e Neuville intensificaram a batalha na tarde de sábado. Ogier venceu a primeira etapa e recuperou 5,5 da desvantagem para Neuville. Grégoire Munster teve um desempenho pior. Depois de seis quilômetros em uma curva com muito cascalho, ele bateu em um guarda-corpo de madeira, prendendo o carro. Ele não conseguia mais se mover em seu Puma e teve que desistir. Na manhã de sábado, na mesma etapa, alcançou seu melhor resultado em uma fase classificatória da Copa do Mundo com o terceiro tempo mais rápido.
Na segunda etapa, na tarde de sábado, Neuville tirou tudo do seu Hyundai, mas não foi suficiente para manter a liderança. Ogier melhorou mais três segundos. Para o francês, significou uma vitória na 700ª etapa do seu 183º rali na Copa do Mundo.
“Foi perfeito”
Ao anoitecer, Neuville conquistou a terceira vitória do dia na terceira etapa e recuperou a liderança de Ogier. “Este foi um bom passeio. Foi perfeito. Tudo ocorreu bem. Eu gostei do carro. Foi inacreditável”, disse Neuville confiante no final. Elfyn Evans teve que assumir a liderança e segue em terceiro com 34,9.
A partir desta temporada, os pontos da Copa do Mundo também serão distribuídos aos sábados. Neuville é, portanto, praticamente o primeiro líder da Copa do Mundo. Desde que termine o rali no domingo, receberá dezoito 18 pontos, três a mais que Ogier e cinco a mais que Evans. No domingo serão realizadas mais três etapas especiais, para as quais será feita uma classificação separada e também poderão ser conquistados pontos da Copa do Mundo na etapa de potência.