Thierry Neuville (Hyundai) terminou o Rally da Suécia, segunda etapa do Campeonato Mundial de Rally, em quarto lugar no domingo. A vitória foi para seu companheiro finlandês Esapekka Lappi (Hyundai). O galês Elfyn Evans (Toyota) ficou em segundo com 29,6, o francês Adrien Fourmaux (Ford Puma) em terceiro com 47,9. Neuville demorou 1:46,3 para vencer e ficou 58,4 no pódio.
O jogador de Liège, de 35 anos, vencedor em Monte-Carlo há três semanas, continua a ser o líder do Campeonato do Mundo. Ele ganhou dez pontos pelo quarto lugar no sábado, cinco pontos pelo terceiro lugar no domingo e três pontos no Power Stage, onde terminou em terceiro. Graças ao novo sistema de pontos, Evans marcou mais pontos que o vencedor do rali, Lappi, e ficou a três pontos de Neuville. Entre as fabricantes, Hyundai e Toyota dividem a liderança com 87 pontos cada.
Foi a segunda vitória em Copa do Mundo de Lappi, de 33 anos. Há seis anos e meio venceu o Rali da Finlândia no seu próprio país. Um grande futuro estava previsto para ele, mas depois de passear por vários fabricantes, ele nunca conseguiu corresponder às expectativas. Na Hyundai, Lappi divide o terceiro carro desta temporada com o norueguês Andreas Mikkelsen e o espanhol Dani Sordo.
O campeão mundial Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) e Ott Tänak (Hyundai i20) cometeram um erro na sexta-feira e não desempenharam um papel significativo depois. Lappi assumiu a liderança na tarde de sexta-feira e brigou com o japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris), até cometer um erro na manhã de sábado. A partir desse momento, o finlandês conseguiu controlar o rali.
Grégoire Munster (Ford Puma) estreou-se com um Rally1 na neve. Sua única ambição era terminar e ele conseguiu. Na sexta-feira perdeu quatro minutos devido a um pneu furado e no sábado acabou numa parede de neve, mas ainda conseguiu continuar a corrida. Na final, terminou em 24º com 23m29s0.
Contém conteúdo inserido de uma rede de mídia social que deseja escrever ou ler cookies. Você não deu permissão para isso.