Cédric Cherain (Hyundai i20) venceu o Rally Haspengouw pela primeira vez em sua carreira na noite de sábado. Na primeira jornada do campeonato belga estava três segundos à frente de Maxim Potty (Citroën C3). Niels Reynvoet (Citroën C3) terminou em terceiro com cinco segundos. Tom Boonen (Skoda Fabia) fez uma corrida difícil e terminou na décima sétima posição.
Bron: BELGA
Depois da chuva da manhã de sábado, o percurso parecia completamente diferente do das explorações. Havia lama por toda parte e as poças d'água causavam aquaplanagem. Maxim Potty lidou melhor com as condições difíceis e estabeleceu imediatamente o tempo mais rápido, seguido por Cédric Cherain. No KP3 Potty errou e perdeu 30,5 para Cherain, que assumiu a liderança. Após a primeira volta de quatro especiais, Cherain tinha uma vantagem de 12,3 sobre Reynvoet. Potty caiu para o quinto lugar com 26,6.
No início da segunda etapa, Cherain avançou e venceu duas etapas consecutivas. Quando Reynvoet sofreu um furo no final do FP8, a diferença aumentou para 25,2. Cherain parecia ter a corrida sob controle, até que rodou a duas voltas do final e sofreu um furo na penúltima volta. Ele iniciou a etapa de potência com uma vantagem de 5,3. Potty e Reynvoet foram mais rápidos que De Waal, mas Cherain manteve a vitória geral. Jos Verstappen (Skoda Fabia) venceu três etapas na última etapa e terminou em quinto.
Boonen escorregou para o campo no início da primeira etapa especial, perdendo meio minuto. Duas provas depois ele foi surpreendido pela aquaplanagem e cometeu outro escorregão. Quando também teve um furo na mesma prova, poderia ter esquecido um bom resultado.
O Rally da Valônia é a próxima competição da Divisão 1 no final de abril.