A equipe Red Bull de Fórmula 1 confirmou na quarta-feira que o designer Adrian Newey deixará o Red Bull Technology Group no primeiro trimestre de 2025.
Vários meios de comunicação bem informados do automobilismo relataram na semana passada que Newey estava prestes a deixar a equipe Red Bull de Fórmula 1. O estábulo de corrida confirmou a notícia na quarta-feira. “Gostaríamos de agradecer a Adrian pelo que alcançamos no período em que trabalhamos juntos até agora”, disse o comunicado. Ele se concentrará no desenvolvimento e entrega do primeiro hipercarro da Red Bull, o tão aguardado RB17.
Newey, de 65 anos, trabalhou na Red Bull por quase vinte anos e projetou os carros nos quais Sebastian Vettel conquistou quatro títulos mundiais e Max Verstappen três. Verstappen voltou a ter um carro super rápido nesta temporada e está a caminho do quarto título mundial.
De acordo com a mídia do automobilismo, Newey queria sair porque ainda havia uma luta interna pelo poder dentro da equipe Red Bull. O chefe da equipe, Christian Horner, conta com o apoio do empresário tailandês Chalerm Yoovidhya, que possui 51% das ações. O principal conselheiro Helmut Marko está ao lado dos proprietários austríacos da Red Bull. Newey também não se sentiria bem com o caso em torno de Horner, que foi absolvido da denúncia de comportamento inadequado contra um funcionário.
Antes de Newey começar a trabalhar na Red Bull, ele já havia deixado sua marca na Fórmula 1 ao projetar a Williams na qual Damon Hill conquistou o título mundial em 1996. Ele também inventou a McLaren na qual o finlandês Mika Häkkinen sagrou-se bicampeão mundial.