Depois de uma excelente qualificação no sábado, Verstappen não teve problemas para manter a liderança durante a corrida de Ímola no domingo. No entanto, Norris conseguiu se aproximar rapidamente no final da corrida, mas Verstappen conseguiu se manter à frente. Além disso, o piloto holandês teve uma dupla celebração, já que sua equipe de simulação, Team Redline, venceu as 24 Horas virtuais de Nürburgring. Verstappen também passou horas treinando em seu simulador no motorhome, próximo ao Autódromo Enzo e Dino Ferrari, para se preparar para a corrida.
Com a vitória em Ímola, Verstappen aumentou sua vantagem na classificação da Copa do Mundo, agora liderando com 48 pontos de diferença para Leclerc, o novo segundo colocado. Sergio Pérez terminou em oitavo na corrida de domingo e agora está em terceiro na disputa pelo campeonato, 54 pontos atrás de Verstappen.
Pontos de interrogação surgiram antes da corrida, já que Verstappen tinha dúvidas sobre o desempenho de seu carro nas simulações de corrida. As mudanças positivas feitas após a qualificação, onde conquistou a pole position, pareceram surtir efeito durante a corrida. Verstappen teve uma boa largada, mantendo Norris atrás e aumentando sua vantagem a cada volta. As ultrapassagens em Ímola se mostraram desafiadoras, o que também será esperado no próximo Grande Prêmio do Mônaco.
Durante a corrida, a maioria dos pilotos fez uma parada única, com Verstappen perdendo a liderança por apenas três voltas devido ao pit stop. O piloto da Red Bull também recebeu uma penalidade por ultrapassar o limite da pista três vezes antes de parar nos boxes, mas conseguiu administrar a situação sem maiores problemas.
Norris tentou atacar Verstappen no final da corrida, aproveitando o momento em que o holandês estava tendo dificuldades com os pneus duros. No entanto, Verstappen conseguiu segurar a pressão e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Leclerc, Piastri, Sainz, Hamilton, Russell, Pérez, Stroll e Tsunoda completaram os dez primeiros colocados.
O GP da Emilia-Romagna do ano passado foi cancelado devido a fortes chuvas e inundações, mas este ano a corrida aconteceu com Verstappen conquistando a vitória. Com esse resultado, o piloto ampliou sua liderança na classificação do campeonato. O próximo desafio será o clássico circuito urbano de Mônaco, marcado para o próximo domingo. Este será um teste adicional para Verstappen e seus concorrentes na luta pelo título da Fórmula 1.