Belgas têm início dramático na Copa do Mundo na Argentina: Geerts fratura o cotovelo, Van Doninck quebra o fêmur

Publicidade
Motocross
O infeliz Van Doninck é levado embora. - © MXGP.TV
A Copa do Mundo começou dramaticamente para os belgas. Jago Geerts quebrou o cotovelo e Brent Van Doninck a coxa na corrida classificatória do MXGP na Argentina.
A Copa do Mundo de 2024 começou no sábado em Villa La Angostura, Argentina. A pista extremamente rápida fez imediatamente várias vítimas no MXGP no primeiro dia. Na corrida de qualificação as coisas correram mal na segunda curva. Jago Geerts não conseguiu evitar uma queda mesmo à sua frente e - juntamente com vários outros pilotos - caiu fortemente. O Balenian subiu novamente na Yamaha, mas fez a mesma volta - de dor? - contra o chão novamente. O piloto da Kemea Yamaha gritou de dores e foi levado ao hospital. Lá foram encontrados muitos danos: cotovelo esquerdo deslocado e quebrado e clavícula esquerda quebrada. Geerts foi engessado e voará para a Bélgica no domingo ou na segunda-feira, onde será imediatamente submetido à faca.
A má sorte continua a assombrar Brent Van Doninck. O morador de Herentals, que perdeu 12 GPs no ano passado devido a uma lesão no quadril, fez um arrogante e bateu com força no chão. O piloto da JM Honda Racing de Lommel teve de ser transportado numa maca. Uma grave fratura do fêmur foi diagnosticada no hospital. Ruben Fernandez, vencedor do GP da Argentina no ano passado, também teve que ficar afastado dos gramados devido a uma lesão no pé. O espanhol vai (tentar) começar no domingo.
Jago Geerts. - ©@fullspectrum.media
Forte Lucas Coenen
Na MX2 – sem Liam Everts, que se recupera de uma lesão no polegar – as notícias foram melhores para os belgas. Lucas Coenen venceu a corrida de qualificação depois de uma difícil corrida de recuperação. O piloto da Husqvarna teve uma largada bastante medíocre, mas depois subiu sistematicamente. A cinco minutos do final, Coenen ainda estava na quinta posição. Hora de ligar o turbo. Lucas saltou sobre Benistant, Längenfelder, De Wolf e o campeão mundial Adamo para o primeiro lugar. Bom para a pole position no domingo. O irmão gêmeo de Lucas, Sacha, ficou em nono lugar.
Corrida de qualificação: MXGP: 1. Gajser (Slo/Hon), 2. Febvre (Fra/Kaw), 3. Jonass (Let/Hon), 4. Prado (Spa/Gás), 5. Renaux (Fra/Yam). MX2: 1. L. Coenen (Bel/Hus), 2. De Wolf (Ned/Hus), 3. Adamo (Ita/KTM), 4. Längenfelder (Ger/Gas), 5. Benistant (Fra/Yam), .. 9. S. Coenen (Bel/KTM).
Publicidade