Jorge Prado pedala em sua terra natal: “Amo Lommel, mas Lugo sempre será meu lar”

Jorge Prado pedala em sua terra natal: “Amo Lommel, mas Lugo sempre será meu lar”

Publicidade

Lugo - uma cidade com pouco menos de 100.000 habitantes - é banhada por um sol maravilhoso. O termômetro mostra 28 graus. Que diferença da chuva e da lama de há uma semana em Portugal. Os turistas caminham pelas muralhas romanas (com mais de dois quilômetros de extensão e totalmente intactas), incluídas na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, ou admiram o impressionante mural de Júlio César, com vista para a cidade velha. O que também chama a atenção: os fãs de motocross que aparecem no centro. A maioria deles decorados nas cores vermelhas GasGas de Jorge Prado. Porque pela primeira vez não é a rica história de Lugo que é a atração, mas sim o espanhol de 23 anos que já tem três títulos mundiais em seu nome.

Loucura do Prado em Arroyomolinos no início deste ano. - ©MXGP.com

Ficar com os avós

E se eles em Lugo e arredores estão orgulhosos do seu piloto de motocross. No final de 2022, foi inaugurada uma trilha inédita - a 15 minutos de carro do centro: a Circuito Municipal Jorge Prado. Menos de um ano e meio depois dessa inauguração, os melhores jogadores do mundo já chegam para um Grande Prémio. “De fato, foi muito rápido”, concorda Prado. “Acho uma grande honra que eles tenham batizado o curso com meu nome. Embora eu não estivesse envolvido em sua construção. Eu apenas deixo as pessoas fazerem suas coisas. E eles fizeram um trabalho fantástico. No início deste ano já fiz uma etapa do campeonato espanhol lá (e ganhou, ed). Isso foi muito divertido. O que há de tão especial nisso? A superfície: uma camada de base dura com cascalho por cima."

“Vai ser legal ver tantos rostos conhecidos de Lugo neste fim de semana”

Jorge Prado

Prado é natural de Lugo, vive em Lommel desde os onze anos e nos últimos anos também passou frequentemente por Roma, onde está localizada a sede da sua equipa GasGas. “Onde fica a casa? Gosto muito de estar em Lommel. Eu também me tornei piloto lá. Mas Lugo continua sendo meu verdadeiro lar, você sabe. É aqui que estão minhas raízes. Jamais esquecerei isso, embora só tenha morado aqui até os onze anos. Depois mudei-me para Lommel com os meus pais e a minha irmã para perseguir o meu grande sonho: tornar-me campeão mundial. A nossa casa em Lugo já foi vendida há algum tempo, mas os meus avós ainda vivem lá. Sempre que chegamos aqui, sempre ficamos com eles. Isso realmente é como voltar para casa, para mim. Sabe o que eu adoro neste fim de semana? Que as pessoas do noroeste do país agora também tenham a oportunidade de vir a um Grande Prémio. Será legal ver tantos rostos conhecidos de Lugo neste fim de semana."

A entrada do circuito de Lugo, que leva o nome de Prado.

A entrada do circuito de Lugo, que leva o nome de Prado. - ©RR

Posando com romanos

O Grande Prémio já começou no centro da cidade na sexta-feira. Vários cavaleiros - com Prado na liderança, claro - posaram junto com alguns 'romanos' nas antigas muralhas da cidade e deram autógrafos no Teatro Xunta de Galicia. “Será mais um fim de semana agitado”, percebe Prado. “Como no

Publicidade

Publicidade

Leia mais