Max Verstappen em terceiro no único treino livre do GP da China, e Lance Stroll surpreende com o tempo mais rápido

Publicidade
Depois de cinco anos, a China volta ao calendário da F1 e muita coisa aconteceu nesse período. As equipes e os pilotos são apresentados a um Circuito Internacional de Xangai que dificilmente foi disputado por outras classes de corrida nos últimos anos, e na Fórmula 1, as corridas de F1 agora são completamente diferentes.
Praticamente sem dados para se basearem e para tornar o desafio ainda maior, as equipas e pilotos terão neste fim de semana um chamado ‘fim de semana de sprint’, com apenas uma sessão de treinos na sexta-feira, seguida de qualificação para a corrida de velocidade. Isto também faz da China o primeiro fim de semana de corrida em que o novo formato de sprint é usado. No sábado, seguir-se-á a corrida de velocidade pela manhã, seguida da qualificação para a corrida de domingo.
Com apenas uma sessão de treinos, o circuito ficou imediatamente muito movimentado porque com apenas sessenta minutos de preparação para o resto do fim de semana de corrida, cada minuto é obviamente muito precioso, especialmente num circuito que está a ser disputado pela primeira vez em cinco anos. Também houve bandeira vermelha por um momento porque houve um pequeno incêndio na grama próxima ao circuito.
Como houve apenas uma sessão de treinos, os pilotos tiveram que testar os limites do carro e do circuito o mais rápido e da melhor maneira possível. Não é fácil em um circuito onde carros de F1 foram pilotados pela última vez há cinco anos.
No final, obtivemos um resultado notável na única sessão de treinos livres, com Lance Stroll fazendo o melhor tempo no Aston Martin, enquanto Fernando Alonso no segundo Aston Martin só fez o décimo nono tempo. Oscar Piastri na McLaren e Max Verstappen na Red Bull completaram os três primeiros.
No entanto, as diferentes equipas e pilotos completaram programas muito diferentes, nos quais foram testados todos os tipos de coisas e o foco também foi diferente. Por exemplo, as Ferraris pareciam rápidas, mas conseguiram apenas o décimo terceiro e o décimo quarto tempos mais rápidos. Chegou a hora de as equipes analisarem seus dados na preparação para a qualificação do sprint que ocorrerá em breve. Promete ser extremamente interessante e emocionante.
Mais notícias da F1:
- Mercedes dá tudo de si por Max Verstappen: “Ele pode levar um alto executivo da Red Bull com ele”
- Max Verstappen critica a F1 Academy: “Estamos ajudando as mulheres com isso?”
- “Os títulos mundiais de Max Verstappen parecem ter menos valor”
Publicidade