Thierry Neuville, líder da Copa do Mundo, homenageia colega falecido no Rally da Croácia: "Você está sempre conosco" - SEO.

Thierry Neuville, líder da Copa do Mundo, homenageia colega falecido no Rally da Croácia: "Você está sempre conosco" - SEO.

Publicidade

©AFP

Depois das estradas congeladas de Monte Carlo, das paredes de neve na Suécia e das estradas não pavimentadas do Safari Rally, o primeiro verdadeiro rali de asfalto será realizado a partir de quinta-feira. O Rally da Croácia é a quarta etapa do WRC 2024.

Um ano após o acidente fatal de Craig Breen durante o reconhecimento do rali, o WRC regressa à Croácia. A Hyundai Motorsport não quer deixar isso passar despercebido. A bandeira irlandesa será vista nos carros de Neuville, Tänak e Mikkelsen. A equipe também organiza um leilão de macacões, capacetes e miniaturas de carros. Os rendimentos irão para a Fundação Craig Breen. Thierry Neuville estava na liderança no ano passado até que um escorregão encerrou a sua corrida. O belga já terminou em terceiro duas vezes na Croácia. Seu companheiro de equipe Tänak terminou em segundo duas vezes.

“Já se passou um ano desde que perdemos você, mas seu espírito e paixão ainda nos motivam todos os dias. Craig, você está sempre conosco em cada quilômetro de nossa jornada. Que saudades de você."

A melhor maneira de lembrar Breen é vencer o rali. Neuville quase conseguiu no ano passado, até que um deslize pôs fim a essa ambição. Este ano ele quer fazer melhor, embora perceba que terá uma tarefa difícil.

“Adoro este rali, mas aqui não é fácil. É um dos ralis de asfalto mais exigentes em que já participei. Há muitas curvas cegas, subidas e saltos - algo muito incomum para uma prova de asfalto. As estradas são muito semelhantes às estradas belgas, especialmente quando chove. O carro deve ter a configuração perfeita tanto para piso molhado quanto seco devido à imprevisibilidade do clima. Se o carro estiver igual aqui, teremos chance de lutar pela vitória. Mas o objetivo é o pódio. Terminar entre os três primeiros é fundamental para manter a liderança do campeonato”, finaliza Neuville.

Neuville inicia o rali da Croácia como líder da Copa do Mundo e está seis pontos à frente de Elfyn Evans na classificação da Copa do Mundo, que é novamente o líder da Toyota. Evans venceu o Rally da Croácia no ano passado e terminou em segundo em 2021, atrás de Sébastien Ogier, que largará novamente neste fim de semana. Kalle Rovanperä, o vencedor do Safari Rally, pula esta corrida. Takamoto Katsuta é o terceiro piloto da Toyota a largar na Croácia.

Na M-Sport, o francês Adrien Fourmaux quer continuar a tendência dos ralis anteriores. Fourmaux terminou em terceiro na Suécia e no Safari. Ele também está em terceiro lugar na classificação da Copa do Mundo. Também serão titulares os belgas Grégoire Munster e Louis Louka. “Estou ansioso pela Croácia e por voltar ao asfalto, a superfície onde me sinto mais confortável. Tivemos um teste pré-evento muito bom, onde a sensação com o carro foi realmente encorajadora”, disse Munster, que chega com licença luxemburguesa.

Publicidade

Publicidade