O Skoda Enyaq foi o EV mais vendido no nosso país em 2022, mas teve de ceder o seu trono ao Tesla Model Y no ano passado. Para ter sérias hipóteses de assumir a liderança novamente, o Skoda Enyaq foi agora atualizado. Dirigimos o Enyaq Coupé, mais aerodinâmico.
A maior mudança diz respeito ao novo motor elétrico com 286 cv – o anterior não ultrapassava os 204 cv. Isso mudou o nome de Enyaq 80 para Enyaq 85. De onde vem esse último número é um mistério para nós. Na Skoda, os números referem-se à capacidade da bateria, arredondada para cima. Por exemplo, o Enyaq 60 possui uma bateria de 58 kWh. Mas a bateria do Enyaq 85 permaneceu a mesma do Enyaq 80, ou seja, 77 kWh utilizáveis.
“A Skoda melhorou a capacidade de carga do Enyaq.”
A Skoda melhorou a capacidade de carga do Enyaq (a adição do iV foi abandonada). A partir de agora, a bateria será levada à temperatura ideal de funcionamento assim que o condutor iniciar a navegação até ao ponto de carregamento disponível mais próximo. Então você perde o mínimo de tempo possível quando a bateria de íons de lítio é alimentada com energia no carregador rápido (máximo 135 kW). Devido à maior eficiência, a bateria é carregada em 28 minutos (10-80 por cento).
Mais análises de EVs populares? Então inscreva-se em nosso boletim informativo semanal gratuito!
Gama Skoda Enyaq
Os astutos técnicos da Skoda também conseguiram aumentar o alcance do Skoda Enyaq para 563 quilômetros (WLTP), que era de 537 quilômetros para o Enyaq 80. O Enyaq Coupé mais aerodinâmico que dirigimos tem um valor Cd de 0,23 pol em vez de 0,25 e no papel são 10 quilômetros adiante. Isso significa que o Skoda Enyaq supera pelo menos o Tesla Model Y, que pode percorrer 533 quilômetros (com bateria com capacidade útil de 72,5 kWh).
Velocidade de dobra
Logo fica claro o quão melhor o Enyaq se tornou devido ao seu tratamento de força. Apesar de pesar 2.290 quilos, o Enyaq decola como Usain Bolt. E enquanto o atleta jamaicano fica sem fôlego a certa altura, o SUV elétrico tcheco sobe um degrau. Você se beneficia dessa aceleração inesgotável, principalmente nas manobras de ultrapassagem; então você pode usar com gratidão seu torque máximo de 545 Nm e é como ultrapassar um caminhão em alta velocidade.
Ao colocar o Enyaq Coupé em modo esportivo através da tela central, o desempenho fica ainda mais nítido, mas isso não significa que você tenha que dirigir com o pé direito aveludado. A controlabilidade do ‘pedal do acelerador’ permanece excelente.
As cadeiras mostradas com função de massagem e logotipo Laurin & Klement não estão disponíveis na Holanda (mas estão disponíveis na Bélgica).
Tela do gnomo
Depois de um tempo, nossas intenções esportivas acabam e optamos pelo modo B mais silencioso da transmissão automática, onde o carro desacelera no momento em que você solta o pedal direito. Dirigimos por áreas montanhosas (onde nevou muito) e isso mostra como o SUV cupê é bom em recuperar a energia liberada durante a descida. Nos instrumentos digitais vemos que o alcance restante simplesmente aumenta alguns quilômetros, sem que tenhamos que fazer muito esforço.
O que exige algum esforço é ler as informações que você vê nos instrumentos de 5,3 polegadas. A tela do gnomo é pouco maior que a de um smartphone. No entanto, isto é mais do que compensado pelo novo e intuitivo layout do display central. A partir de agora, possui uma linha de ícones claros acima e abaixo que dão acesso direto às funções mais importantes.
Conclusão do teste Skoda Enyaq
O período de luto pela perda do Skoda Enyaq 80 pode ser curto. O Skoda Enyaq 85 que o substituiu é ainda melhor. A potência extra faz com que o SUV cupê pareça mais animado. O fato de a Skoda não ter esquecido o conforto e a usabilidade diária é digno de elogio.